Blog

Voltar

A rica literatura brasileira espera por nós!

por Samia Jorge em 6/15/2021

Você, prezado leitor, tem algum amigo escritor? Por acaso tem alguém em sua família que publicou um livro ou tem uma coletânea em um blog, uma revista? Não? Tudo bem, não vamos longe: quais autores nacionais – brasileiros - você conhece?

Bom, é inegável que existe uma aura de glamour que envolve os autores estrangeiros. Vez ou outra alguma novela ou série cita Pablo Neruda, Nietzsche, Jane Austen… Ah, quantos filmes citam Austen! Porém, semana passada chegou até mim, em um dos grupos de leitura dos quais participo, uma edição inglesa do livro Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e, adivinhem, esgotou no mesmo dia em que foi publicado nos EUA.

Machado de Assis

[Machado de Assis. FONTE: https://cidadeverde.com/noticias/325475/nova-traducao-de-machado-de-assis-nos-eua-esgota-em-um-dia]

No prefácio da edição americana, David Eggers diz que o livro de Machado de Assis é um “dos mais espirituosos já escritos”. Na Amazon, por exemplo, é o livro mais vendido na categoria caribenha e latino-americana. Você sabia do sucesso dessa obra que lemos quase por obrigação nos tempos de escola e que quase nunca damos o devido valor?

Recentemente, uma outra obra ganhou os prêmios Jabuti e Oceanos e foi fenômeno de vendas e de debates literários: Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior. É um livro narrado por mulheres e mostra as dificuldades de quem vive a aridez da seca sazonal, tem pretensões de ser um manifesto engajado e colocou em evidência o autor, que passou de quase desconhecido para grande evidência literária.

Itamar Júnior

[Itamar Jr. e sua obra Torto Arado. FONTE: https://blog.estantevirtual.com.br/2020/12/29/torto-arado-estreia-entre-os-mais-vendidos-em-dezembro-na-estante-virtual/

Que tal falar de uma mulher? É necessário dizer que Clarice Lispector (que nasceu na Ucrânia, mas com dois anos veio para o Brasil e aqui ficou, sendo naturalizada) é a escritora brasileira mais traduzida para o exterior e, segundo a UNESCO, em 2012 era a escritora brasileira mais lida no mundo(1) . Suas obras são marcadas por intensas tramas psicológicas e profundidades admiráveis. Aliás, quantos livros dela você leu?

clarice lispector.jpeg

Clarice Lispector. FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55251306

Machado de Assis, Itamar Júnior e Clarice são exemplos de escritores brasileiros que alcançaram uma evidência que é o sonho de muitos no ramo editorial. Por outro lado, muitos autores brasileiros não tão conhecidos revelam um talento inquestionável. Aqui na Editora Caule de Papiro estão disponíveis centenas de obras que preencheriam deliciosas horas de leitura. E mais, uma leitura contextualizada, com a nossa cara tupiniquim, nossos maneirismos, expressões…

Então, quais os motivos para que, dos vinte livros mais vendidos em 2020, apenas três sejam de autores brasileiros?(2) A supervalorização do que é externo reflete um pouco da nossa cultura de subordinação ao que as grandes potências vendem. Há muito tempo a ideologia do “gringo como belo” vende a ideia de que o que vem de fora é melhor, mais chique, mais bem feito. Não à toa demoramos tanto para começar a apreciar o cinema nacional, a cozinha nacional, a moda brasileira que é tão rica em texturas e cores.

Não se trata aqui de desmerecer uma ou outra origem do que consumimos. Trata-se de se dispor a olhar para a qualidade real do que é produzido no Brasil. Isso vale para a literatura de uma forma que talvez nem tenhamos noção exata.

A valorização do que é publicado no Brasil implica na valorização da nossa cultura, das nossas raízes, no ato de evidenciar nossa história e nossa vontade de não mais sermos dominados, mas de escancarar nossa liberdade. Quando um autor brasileiro publica, ele leva para o mundo um pouco de si e muito de nós. Tal como Machado Assis, Clarice, Itamar, Djamila Ribeiro, Milton Hatoum, Guimarães Rosa, existem muitos Joãos, Marias, Alices… Alguns podem ser nossos amigos, familiares, e mais uma diversidade de autores nacionais nas editoras e livrarias aguardam para serem lidos. Para levar para você a diversidade brasileira em forma de textos, livros, artigos.

A rica literatura brasileira é uma maravilhosa opção e espera por nós!

(1) Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55251306. Acesso em: 6 jun. 2021. (2) Fonte: https://exame.com/casual/os-20-livros-mais-vendidos-em-2020-na-amazon-brasil/. Acesso em: 6 jun.2021.(2)