Blog

Voltar

Você tem uma produção acadêmica? Que tal publicá-la?

por Samia Jorge em 6/29/2021

Esse texto é especialmente dedicado a você, prezado(a) leitor(a), que finalizou aquele Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado. Nós, da Caule de Papiro, sabemos que para chegar até esta produção, foram necessários meses ou anos de dedicação, abdicações e estudo árduo. Além disso, você deve ter adquirido ou incrementado muitas de suas habilidades pessoas de negociação e comunicação através alguns combinados, concessões e debates – alguns acalorados – com o(a) orientador(a). Nossa, é uma verdadeira experiência para a vida! Este debate é tão sério que alguns estudiosos se propuseram a investigar o estresse entre pós-graduandos e graduandos em processo de confecção dos trabalhos de conclusão de graduação ou teses. Por exemplo, um artigo da Revista Brasileira de Ensino Odontológico ( SOUZA, J. A. de; FADEL, C. B.; FERRACIOLI, M. U. Estresse no cotidiano acadêmico: um estudo com pós-graduandos em Odontologia. Rev. ABENO [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 50-60. ISSN 1679-5954) referiu que estudantes de pós-graduação estão, em geral, submetidos a vários agentes estressores relacionados à sua formação continuada, tais como : “sobrecarga de atividades curriculares, o que leva à falta de tempo, tanto para o estudo como para a vida particular e níveis elevados de exigência e atuação” (p. 51). Quem passou por esse processo viveu um misto de sentimentos: o amor pela sua pesquisa e profissão de forma geral, ao mesmo tempo que sentiu as dificuldades de viver o mundo acadêmico de forma tão intensa e em pouco tempo, muitas vezes conciliando os estudos com a docência ou outros trabalhos.

sair curado.jpg

Livro “Sair curado para a vida e para o bem: o Hospital de caridade Juvino Barreto e a construção de uma assistência médico-hospitalar em Natal (1909-1927)”. Autor Rodrigo Otávio Silva. Caule de Papiro, 2019. Texto apresentado inicialmente como dissertação ao Programa de Pós-Graduação em história da UFRN.

Após tanto esforço, você pode sentir uma grande alegria e orgulho com seu resultado, afinal, você se esforçou muito e dedicou preciosas horas e dezenas de neurônios no processo todo (risos). Além disso, pode vir aquela vontade de que mais pessoas conheçam seus resultados, não é? Uma boa alternativa para dar publicidade ao seu material é publicá-lo em forma de livro. Já pensou em como seria satisfatório deixar para a posteridade seu estudo inédito e de forma tão democrática como essa? É no mínimo instigante!

tramas do impedimento.jpg

Livro “Tramas do impedimento: os sentidos da desistência entre alfabetizandos da Eja”, por Cícera Romana Cardoso. Caule de Papiro, 2017. Originalmente apresentado como dissertação de mestrado na UFRN.

É importante ter em mente que provavelmente o se passará por adaptações para que possa compor um livro, por isso é importante ter o apoio de uma editora confiável, que vai decidir com você quais trechos precisarão ser editados, retirados ou acrescentados de acordo com a necessidade. Além disso, ao escolher uma capa, é importante que esta seja condizente ao tema, mas que também seja atraente; esse é um diferencial muito importante, pois muitos leitores ainda julgam o livro pela capa, prezado(a) pesquisador(a). E nós podemos usar esse hábito a ser favor.

direitos da mulher.jpg Livro “Direitos da mulher como fator de justiça e desenvolvimento: uma abordagem na legislação constitucional e infraconstitucional”. Por Fátima Maria Costa Soares de Lima. Caule de Papiro, 2017. Texto apresentado ao mestrado do Programa de Pós-graduação em Direito da UFRN.

Além da sua satisfação pessoal em ver o resultado do seu estudo sendo difundido, a publicação também atende à necessidade de divulgação científica. A popularização da ciência busca propagar o conhecimento científico, popularizá-lo e estimular jovens pesquisadores, o que é super importante para a construção de uma sociedade consciente e esclarecida. Na busca desse objetivo, seus grupos de amigos e pares acadêmicos podem ser bons divulgadores do seu livro, afinal vivemos no mundo do networking e das redes sociais, ambos podem ser eficientes vitrines da sua obra.

E então? Ficou animado(a)? Procure nossa editora, teremos alegria em receber você e seu material para, juntos, alcançarmos mais essa conquista em sua vida. Certamente seu livro simbolizará o fechamento de um ciclo de estudos e a possibilidade de muitos outros. Ao longo desse texto, mostramos algumas obras publicadas conosco que foram frutos de produções científicas; para conhecer mais, acesse nossas redes sociais, veja quantos estudiosos e instituições já publicaram seus resultados conosco e venha tomar aquele cafezinho acadêmico!